Fórum Jovem Empresário recebe secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente

30 de setembro de 2016 - 20:23

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e discutir sobre desburocratização nas empresas, membros do Fórum de Jovens Empresários do Ceará receberam, na manhã desta sexta-feira (30), a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Agueda Muniz. A reunião aconteceu no auditório da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

No encontro, a secretária apresentou os principais resultados referentes aos quase quatro últimos anos de gestão da pasta, passando por assuntos desde os instrumentos de planejamento urbano, da política ambiental, dos negócios urbanos como as operações urbanas consorciadas e as outorgas de alteração de uso.

“A Prefeitura de Fortaleza entende que, mais do que desburocratizar, é importante dar acessibilidade a todo e qualquer cidadão aos processos de licenciamento. Por isso, aqui foi apresentado o Fortaleza Online, um sistema que já conta com 10 processos online, prioritários na secretaria. Cerca de 60% dos processos que entram na secretaria são relacionados a esses serviços, como alvará de construção automático, alvará de funcionamento fácil, licença sanitária de baixo risco, certificados de inspeção predial, isenções de licenciamento ambiental, planos de gerenciamento de resíduo e adequabilidade locacional dos empreendimentos. A Prefeitura começa a agir de uma forma muito diferenciada onde acredita na boa fé do cidadão que entra na Prefeitura com um processo e está declarando a verdade. É uma nova forma de ver a cidade e o cidadão”, comentou Agueda.

Conforme o presidente do Fórum, Demetrius Vieira, o encontro foi de suma importância para debater sobre os gargalos enfrentados pelas empresas. “Nosso objetivo é levar para a secretaria nossas reivindicações. A apresentação foi bastante produtiva para nós. O que mais nos chamou atenção foram as informações sobre alvarás e os Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)”, ressaltou.

A reunião contou ainda com a apresentações da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (FAJECE), proveridas por Jamila Araújo e Rafaela Santiago, respectivamente.