Cearáportos apresenta ações e balanço do Porto do Pecém em reunião da CT Log

29 de novembro de 2016 - 19:19

Projetos de expansão e números relacionados ao desempenho do Porto do Pecém no ano de 2016 foram apresentados aos membros da Câmara Setorial de Logística (CT Log) na manhã desta terça-feira (29), na Casa da Indústria. A explanação foi realizada pela diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira, durante a reunião do órgão colegiado.

De acordo com a diretora, a movimentação de cargas pelo Pecém de janeiro a outubro de 2016 já ultrapassou a marca de oito milhões de toneladas de mercadorias, superando o recorde de 2014, de 8,2 milhões de toneladas.

Para o presidente da CT Log, Heitor Studart, o Porto do Pecém e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como um todo, formam a grande alavancada do desenvolvimento do Ceará. “Talvez seja o único terminal de uso privado com condições privilegiadas não somente de logística e infraestrutura, mas também na sua regulamentação jurídica de funcionamento. Estamos de braços dados com o governo no sentido de também dar respaldo fora do porto, nos eixos integrados para levar desenvolvimento ao Estado, como os modais ferroviários e rodoviários”, disse.

A diretora da Cearáportos ressaltou ainda que existe uma negociação para viabilizar a criação de um Hub Port no Pecém. De acordo com ela, a novidade beneficiaria amplamente o Estado, especialmente as empresas menores, visto que “o hub traz mais serviços, mais destinos e mais navios, o que barateia o frete”, completou.

Fotos: Giovanni Santos / FIEC