Adece marca presença na 23ª edição da Frutal / Agroflores

30 de novembro de 2016 - 23:46

O cenário atual vivenciado pela crise hídrica e as alternativas para driblar o problema serão pauta da 23ª edição da Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal). Com o tema “O uso Eficiente da Água no Setor Agropecuário”, o evento acontece nos dias 01 e 02 de dezembro, no Centro de Negócios do Sebrae-CE.

“Encontros como este não podem ficar de fora do calendário de eventos cearense. Os setores de fruticultura e floricultura já são apoiados pela Adece por meio das Câmaras Setoriais abrigadas na Agência. Trazer o que é discutido lá para um evento deste porte é reunir os melhores atores dos setores em questão com o objetivo de buscar soluções para ultrapassar os obstáculos enfrentados ao logo de 5 anos de estiagem vivenciados pelo Ceará”, comenta o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

Com apoio e participação da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a Frutal tem entre os palestrantes o diretor de Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro. A palestra acontece primeiro dia do evento e abordará o tema “Buscando a eficiência da gestão dos recursos hídricos no setor agropecuário: Definição de critérios para o uso da água e o monitoramento da área irrigada como um novo modelo de gestão em base à demanda”.

“Um dos grandes desafios neste século é garantir segurança alimentar e ambiental a uma população mundial cujo crescimento populacional demandará mais alimentos e isso modificará os padrões atuais de uso dos recursos hídricos no meio agrícola. O problema é muito mais complexo do que parece, já que a competição pelo uso da água entre os diversos setores da sociedade implicará na necessidade de usar os recursos hídricos de forma mais eficiente, visando garantir a sustentabilidade da produção nos diferentes setores. Sendo assim, a articulação entre o setor hídrico e o setor agrícola é estratégica principalmente em nosso Estado que vivencia uma seca sem precedentes”, destaca Sílvio.

Além das palestras técnicas, seminários setoriais e oficinas florais estão na programação dos dois dias de Frutal. O público poderá prestigiar ainda a XVIII Agroflores, realizada em parceria com a Câmara Setorial de Flores (CS Flores), com a participação das principais empresas do setor.

Frutal 2016/XVIII Agroflores

Data: 01 e 02 de dezembro
Horário: 08h às 19h30
Local: Centro de Negócios do Sebrae-CE – Avenida Monsenhor Tabosa, 777 – Praia de Iracema