Cenário imobiliário cearense para 2017 é discutido em palestra

3 de fevereiro de 2017 - 22:32

As perspectivas do setor imobiliário para o ano de 2017 foram assunto em uma palestra gratuita realizada pela Câmara Setorial da Cadeira Produtiva da Indústria Imobiliária (CS Imobiliária) na última sexta-feira (3), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento contou com a presença do presidente da Datastore, Marcus Araújo, e foi prestigiado por empresários da área de construção civil e empreendimentos de urbanização planejada.

A partir de um acervo de mais de 10 mil entrevistas realizada pela Datastore com consumidores cearenses, o palestrante traçou um cenário para os próximos anos no Estado tendo em vista as demandas, anseios e necessidades do público atualmente. “Ele revolucionou o momento, pois trouxe novos elementos para o setor. A análise foi feita de 2010 a 2015 mostrando as preferências do público para o mercado local. Tivemos acesso a uma nova visão do que oferecer para as famílias atuais”, explica o presidente da CS Imobiliária, Delberg Ponce de Leon.

Conforme Delberg, o cenário revelado pelo palestrante prevê demanda de apartamentos de 54 metros quadrados a 105 metros quadrados com flexibilidade de uso para toda a família sem desperdício de equipamentos de lazer. “É um custo difícil de se manter”, completa, acrescentando que as famílias atuais têm preferência por economizar nas despesas de moradia para viajar.

CS Imobiliária

Participante da abertura do evento, o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Carlo Ferrentini, contextualizou o papel das 25 câmaras setoriais abrigadas no âmbito da Agência. Um pequeno resumo sobre as atividades da CS Imobiliária no último ano também foi pontuado pelo diretor.

“No ano de 2016 trouxemos pessoas importantes para o setor, como a Prefeitura Municipal de Fortaleza na figura do doutor Eudoro Santana, que fez a apresentação do projeto Fortaleza 2040 e todo o parque de planejamento urbanístico da cidade. Trouxemos ainda o arquiteto Fausto Nilo e pessoas importantes do setor que mostraram com inteligência o que está sendo feito para trazer benefícios à cadeia produtiva”, acrescentou.

A CS Imobiliária tem por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando ao desenvolvimento sustentável do setor da indústria imobiliária do Ceará. A câmara é composta por representantes das entidades privadas envolvidas com o setor, das organizações não governamentais e órgãos públicos e privados relacionados com a cadeia produtiva. A Adece atua como membro da Câmara, prestando apoio operacional e institucional com o objetivo de cumprir efetivamente as finalidades para as quais foi instituída.