Secretaria Municipal de Turismo apresenta planejamento 2017-2020 em reunião da CS Eventos

29 de março de 2017 - 19:15

As ações voltadas para o setor turístico da capital cearense para os próximos quatro anos foram pauta principal da reunião da Câmara Setorial de Eventos (CS Eventos). Na ocasião,  o secretário municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, apresentou o Planejamento Estratégico 2017-2020 aos presentes. O encontro foi presidido por Enid Câmara e contou com a participação da presidente da Casa, Nicolle Barbosa.

Durante a reunião, os membros da câmara e demais presentes tiveram acesso às propostas e projetos dos cinco eixos definidos como prioridades para Setfor: Beira Mar, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Capacitação e Promoção do destino. O plano contou com a participação da iniciativa privada.

Para a presidente da Adece, alguns pontos da apresentação realizada na assembleia podem ser apoiados e trabalhados em parceria com a Agência. “Acredito que, com o trabalho do secretário Alexandre Pereira e a força do prefeito Roberto Cláudio, vamos ter uma nova cidade voltada para o turismo, dinamizando esse potencial econômico que vem do setor. A Adece está de portas abertas para apoiar o setor e trabalhar junto”, comenta Nicolle.

Ações da Prefeitura

O secretário municipal de Turismo destacou ações de curto e longo prazos. “Muitos projetos já estão em andamento. Em maio, a Setfor já estará no Estoril e o prefeito  estará anunciando o pacote de incentivos a empresários que tenham interesse em investir na Praia de Iracema. Tenho participado de diversas reuniões estratégicas com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre o plano de segurança de toda a orla. Nosso plano inclui ainda indicações do Fortaleza 2040”, enfatizou. 2903cseventos2

Também envolvendo a Praia de Iracema, outras propostas foram sinalizadas, como uma programação cultural aberta ao público, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a internalização da fiação, por meio do Programa de Valorização e Ampliação da Infraestrutura e Atividade Turística de Fortaleza (Provatur) e reforço no sistema de segurança com câmeras integradas com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE). Já para a Beira Mar, o planejamento inclui a conclusão do projeto de requalificação da orla, prolongamento da urbanização do Riacho Maceió até a Rua Canuto de Aguiar, melhoria dos espaços de embarque e desembarque para os veículos de turismo, nos hotéis e pontos turísticos, sinalização de balneabilidade das praias, além de píer nos espigões, adequados às embarcações.

A Setfor pretende ainda desenvolver o selo de qualidade para taxistas e estabelecimentos comerciais, cursos para taxistas, campanhas voltadas para atender bem ao turista, parcerias com Unifor, Sebrae, Sesc, Senai, ABIH e Abrasel e habilitar os permissionários de todos os mercados públicos.

Já na Praia do Futuro, a prioridade será ordenar e adequar o local, de acordo com a decisão da Justiça, no processo sobre a retirada das barracas. Outras ações previstas são o plantio de árvores na Praça Dom Hélder Câmara; campanhas de conscientização da coleta de lixo e pontos de coletas seletivas; implantação de postos de salva-vidas; sinalização de balneabilidade da praia; canal de interação entre a polícia, guias de turismo, hotéis e taxistas, além da criação da ZIT (Zona de Interesse para o Turismo).

Ações da Prefeitura